INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
-
Sua origem é a região da Indonésia (sudeste da Ásia)
-
São agressivos (machos) e, num mesmo local, podem brigar violentamente até a morte
-
Possui um ritual de acasalamento, sendo que o macho solta na água uma grande quantidade de bolhas para atrair a fêmea
-
É o macho que fica protegendo os ovos até o nascimento dos alevinos (filhotes de peixe)
-
Na forma selvagem, o peixe betta possui uma coloração acastanhadada, com tons avermelhados e azulados nas barbatanas
-
Possuem órgãos chamados de labirintos que usam para respirar o ar atmosférico. Portanto, podem viver em águas com pouca quantidade de oxigênio.
Beleza e resistência é o que não falta a esse maravilhoso, exótico e intrigante peixe. O primeiro peixe a se popularizar no Brasil, foi o Kinguio (Peixe Japonês), o segundo, os famosos e coloridos Lebistes (Guppy), atualmente o mais popular é o Peixe Betta. Atribuo essa popularidade, primeiro pela praticidade de criá-lo, segundo pela sua beleza que realmente fascina a todos.
O Peixe Betta, é originário da Tailândia, recebeu esse nome devido a uma tribo muito guerreira que vivia no antigo Sião, hoje Tailândia, a tribo se chamava Ikan Bettah. Em seu local de origem, é facilmente encontrado em arrozais, charcos, pântanos, ou seja, em pequenos espaços de água. Há alguns anos atrás, quando não havia a criação em cativeiro do Betta no Brasil, eles vinham de avião para o nosso país, e para economizar o frete, devido ao peso, colocavam camadas de algodão umidecidos, eram colocadas fileiras de Betta sobre essa camada de algodão úmido e sobre os "pobres", uma nova camada, assim, diminuiria o peso, pois se fosse cada um em uma sacola plástica com água o frete ficaria muito alto. Detalhe, a maioria chegava viva. Particularmente, acho isso uma tremenda maldade e falta de respeito ao animal.
Por viver em locais de água pobre em oxigenação, a espécie desenvolveu um órgão, localizado na cabeça, que se chama labirinto, conjunto capilares onde o sangue flui intimamente próximo com o ar, efetuando as trocas gasosas. ACREDITE!!! Se o Peixe Betta for impossibilitado de ir até a superfície para respirar, ele morrerá afogado. Uma outra curiosidade, bastante interessante, é você colocar um espelho defronte ao aquário e deixar em torno de 15 minutos, ao ver seu reflexo ele se abrirá querendo brigar.
Posso colocar meu peixe Betta junto com outros peixes num aquário maior? Sim, assim como você pode colocar o seu gato junto com seu cãozinho. Às vezes dá certo. Mas, a natureza não é assim. Três coisas podem acontecer se você misturar o Betta com outros peixes.
1-O Peixe Betta poderá ser atacado pelos peixes, uma vez que suas nadadeiras são grandes e principalmente peixes como Mato-Grosso e Espada, adoram mordiscar caldas.
2-O Peixe Betta procurará um local para se esconder, justamente pelo seu instinto de viver só.
3-O Peixe Betta poderá atacar os outros peixes.
Se partirmos do ponto de vista de que o Peixe Betta, vive em um espaço de água, sem movimentação, e que nesse mesmo local em que vive, ele demarca seu território
Nenhum comentário:
Postar um comentário